CLASSIFICAÇÃO DOS VEGETAIS





Os vegetais pertencem ao Reino Plantae, são multicelulares, com células eucarióticas, produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Toda célula vegetal possui celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.

As principais características que classificam os vegetais são presença ou ausência de vasos condutores, classificando-as como:  vasculares  e avasculares.  Presença ou ausência de flores ou frutos.  As plantas que possuem flores e cuja estrutura reprodutora é bem visível, chamamos de fanerógamas, as plantas que não possuem flores e a estrutura reprodutora é pouco visível, denominamos criptógamas.
As plantas possuem uma grande importância na manutenção da vida, pois através da fotossíntese que é produzida a glicose e o oxigenio.

    Os principais grupos de vegetais são: Bryophyta, Pteridophyta, Gimnosperma e Angiosperma.

 
Bryophyta
 
As Bryophyta são plantas criptógamas, possuem clorofila a e b, não possuem raízes sendo fixas no solo através de rizoides, não possuem caule e nem folhas, possuem o corpo em forma de talo, sendo denominadas: talófitas. São sensíveis a poluição, sua ausência indica a má qualidade do ar. São comuns em lugares úmidos, que não recebem luz direta do sol. Uma das principais características nas Bryophyta é a ausência de vascularização ou vasos condutores, o transporte de água e sais minerais na estrutura da planta se dá por difusão. A reprodução das Bryophyta acontece de forma sexuada com ciclo haplodiplobionte, e assexuada por fragmentação.


São divididas em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta, sendo o primeiro filo mais conhecidos por nós e representado principalmente pelos musgos.

A parte que mais permanece nas bryophyta é o gametófito (n). O esporófito (2n) depende do gametófito para sua nutrição e não perdura por muito tempo.


As briófitas são importantes para o meio ambiente pois elas decompõem as rochas sobre as quais novas plantas poderem desenvolver-se. Absorvem grande quantidade de água das chuvas mantendo a superfície do solo úmida. Formam a turfa utilizada como combustível e para destilação do uísque escocês.

Pteridophyta

As Pteridophyta possuem vasos condutores e tecidos reforçados com lignina (macromolécula encontrada nas plantas terrestres, a partir de pteridhopytas, associada a parede celular, cuja função é lhe conferir rigidez e proteção). Vivem preferencialmente  em lugares úmidos e sombreados, se reproduzem de forma sexuada e assexuada. São utilizadas principalmente na ornamentação.
Exemplos de pteridhophyta: samambaias, avencas, xaxins, selaginella, salvina, azolla, esquisetum (cavalinha).
As pteridófitas possuem algumas características muito relevantes na vida do homem, possuem uma substância utilizada no combate a teniase. São usadas como plantas ornamentais deixando os ambientes mais agradáveis.



Gimnosperma

A Gimnosperma (do grego gymnos = nu; e sperma = semente) é uma subdivisão do Reino Plantae, cujas plantas são vasculares, nas Gimnospermas a semente é uma estrutura reprodutiva que se forma a partir do desenvolvimento do óvulo (modificação vegetal – uma folha fértil), contudo não possuem sementes contidas em fruto. Sendo essa uma das características fundamentais ao grupo, apresentando estruturas produtoras de gametas bem visíveis (fanerógamas).
Os gametas se encontram por meio da polinização, principalmente proporcionada pelo vento, transportando o grão de pólen até o óvulo, emitindo um tubo polínico conduzindo o núcleo espermático que irá fecundar a oosfera.

Depois da fecundação forma-se o zigoto, dividindo-se por mitose, dando origem ao embrião que se desenvolverá em um novo esporófito, inicialmente com estruturas primárias: com uma radícula, um caulículo e gêmulas.
As gimnospermas são muito utilizadas como plantas ornamentais em jardins residenciais e públicos.
São úteis para indústria de papéis e móveis de madeira. É usado na produção de alguns alimentos como o sagu, e de outras substâncias como perfumes, tinas e vernizes.  Algumas sementes como o pinhão são comestíveis. Fornecem uma substância usada na composição de ferramentas laboratoriais.
Angiosperma 
 
As Angiospermas (do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente) Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae. Atualmente são conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas - desse total, mais de 250 mil são angiospermas.
As angiospermas são as plantas de maior ocorrência em nosso planeta, apresentando-se nos mais diversos tamanhos, formas e ambientes. Diferentemente das gimnospermas, são dotadas de flores e frutos. Esta primeira estrutura abriga os elementos relacionados à reprodução sexuada e outras estruturas.
As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.

Os insetos, aves e morcegos se aproximam das flores, devido ao odor atrativo, as cores e o néctar, e são capazes de propiciar a polinização, ao levarem os pólens até o estigma. Após este evento, o óvulo fecundado transforma-se em semente; e as paredes do ovário, em fruto ou flor.
Ao envolver as sementes, os frutos protegem estas estruturas, permitindo com que a dispersão destas aconteça de forma mais eficiente. Por serem base para a alimentação de diversos animais, estes podem também facilitar este processo.
Plantas extremamente necessárias para a manutenção do equilíbrio ecológico da Terra e para a subsistência da humanidade, pois são os principais produtores dos ecossistemas terrestres ,constituindo fontes de alimento para o homem e outros animais. Para a alimentação humana, fornecem raízes (exemplos: cenoura, mandioca, batata- doce, nabo), caules ( exemplos: cana, batata-inglesa), folhas (exemplos: couve, alface, acelga), frutos (exemplos: mamão ,laranja, banana) e sementes (exemplos: feijão, soja, ervilha)
Apresentam inúmeras aplicações industriais: indústria de açúcar e álcool (cana); fabricação de bebidas (uva, cevada, laranja, abacaxi, etc.); indústria madeireira (ipê, peroba, imbuia, cerejeira, jacarandá, etc.); indústria têxtil (linho, algodão, cânhamo ,juta, etc.) e outras.
São utilizadas na fabricação de produtos farmacológicos, fornecendo, por exemplo, substancias terapêuticas (exemplos: menta, camomila, dente-de-leão, erva-cidreira),alcaloides (como a morfina, extraída da papoula e utilizada como um forte anestésico) e estimulantes (exemplos: guaraná, ginseng, noz-de-cola)
Folhagens (como dracena ,comigo-ninguém-pode, tinhorão) e principalmente flores (rosas, lírios, orquídeas, cravos, margaridas, etc.) são largamente empregadas na ornamentação dos mais variados ambientes.
 
  



Fonte:
 

http://www.brasilescola.com/biologia/reino-plantae.htm
 
http://www.sobiologia.com.br/

COSTA, E S. Aula de Botânica I aplicada aos alunos do 2º semestre de Biologia da UNIESP, 2014




Comentários

  1. Gostei muito do seu Blog, bem informativo e interessante!!! o mesmo estará nos meus favoritos...valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Catharinne, minha intenção é contribuir para ciência no apoio a estudantes e pesquisadores nas diversas ramificações da biologia.

      Excluir
  2. Qual a importâncias das plantas para a espécie humana? Faça um pequeno resumo de no mínimo 5 linhas decrevendo a importância geral das plantas e dos vegetais e cite a importância de cada grupo dentro da classificação dos vegetais. (Para o 2º ano, reponda aqui mesmo no blog)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Anna Paula Hiramatsu
    2°ano

    As plantas são importantes para a vida humana, devido ao seu ciclo, que através da fotossíntese, produz glicose e oxigênio.

    *Briófitas: são importantes para que novas plantas se desenvolvam, através da decomposição de rochas, alem de absorver água da chuva e manter o solo úmido. Sua trufa é usada para combustível e destilação de uísque.

    *Pterodophyta: são importantes devido à uma substância que produzem que é utilizada no combate a teniasr, além de deixar os ambientes mais agradáveis.

    *Gimnosperma: importantes para industrias de papeis e móveis de madeira. Também usado na produção de alimentos. Fornece uma substância usada para decompor materiais laboratoriais.

    *Angiosperma: serve para aplicações industriais, como na industria do açúcar e do álcool, têxtil, madeireira etc. São utilizadas para fabricação de produtos farmacológicos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Equilibrio Osmótico

ÁCIDOS NUCLEICOS - DNA e RNA