De volta as aulas - Idosos provam que aprender e bom em qualquer fase da vida

Cuidar do corpo e manter o cérebro ativo é o segredo para envelhecer com saúde, por isso não devemos descuidar. O programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) presente nas universidades públicas e privadas do Brasil foi criado para levar atividade física, integração social e conhecimento aos idosos.
A UnATI da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fundada há 20 anos, oferece mais de 100 cursos e oficinas livres, divididos em quatro áreas temáticas: educação para saúde, arte e cultura, conhecimentos gerais e línguas estrangeiras, e conhecimentos específicos sobre a terceira idade. Os cursos são gratuitos e os alunos, a partir dos 60 anos, frequentam as atividades de sua preferência, dentro do limites de vagas.
Desde 1994, a Universidade de São Paulo (USP) também oferece cursos livres em suas unidades, nas cidade de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, São Carlos e Ribeirão Preto. A idade mínima exigida e a mesma e os alunos podem cursar disciplinas regulares, atividades complementares didático-cultural e físico-esportivas de acordo com sua escolha. Algumas disciplinas específicas requerem exames prévios de currículo ou entrevista, mas para maioria, nada é exigido. Em 2011, foram disponibilizadas 940 atividades que atraíram mais de 8 mil participantes.
Para o mecânico Geraldo Silva de Souza, 65 anos, que cursou disciplinas dos cursos de engenharia e psicologia na UnATI da USP, o retorno às aulas foi inesquecível. "A UnATI sempre foi para mim a oportunidade, que não tive, de estudar."

Fonte: Revista Incluir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Equilibrio Osmótico

CLASSIFICAÇÃO DOS VEGETAIS

ÁCIDOS NUCLEICOS - DNA e RNA